Booking surge como forte concorrente da Airbnb no mercado de aluguer de alojamento mobilado

Booking surge como forte concorrente da Airbnb no mercado de aluguer de alojamento mobilado

No contexto de uma temporada de verão que brilhou intensamente, a plataforma online Booking está a solidificar a sua posição como o concorrente mais feroz da Airbnb no mercado de aluguer de alojamento turístico mobilado. Com o fascínio das férias, apesar dos custos mais elevados e das temperaturas escaldantes nas praias do Sul, a Booking Holdings, o gigante da indústria por detrás da Priceline, Agoda, Kayak, OpenTable e Rental cars, está a experimentar uma trajetória promissora.


Glenn Fogel, CEO da Booking Holdings, relatou uma continuação das tendências comerciais favoráveis do segundo trimestre até julho, alimentando o otimismo da empresa para uma época de verão próspera. Durante o segundo trimestre, a Booking Holdings registou um aumento surpreendente de 27,2% no volume de vendas, atingindo 5,5 mil milhões de dólares, enquanto o seu lucro líquido aumentou uns impressionantes 50,5% para 1,3 mil milhões de dólares, em comparação com o ano anterior. A natureza diversificada das ofertas da Booking Holdings permitiu-lhe emergir como o rival mais potente da Airbnb no sector do alojamento turístico mobilado, com os hotéis a constituírem apenas 66% das reservas de dormidas na plataforma.


A Airbnb, apesar de ter vivido uma primavera mista, também se mostra confiante no seu desempenho no verão. A plataforma anunciou um volume de negócios de 2,5 mil milhões de dólares no segundo trimestre, o que reflete um aumento de 18% em relação ao ano anterior. O número de noites reservadas registou um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Embora ligeiramente abaixo das projeções dos analistas, a Airbnb prevê um crescimento entre 14% e 18% para o trimestre em curso.
Ultrapassando as suas próprias estimativas, o volume de negócios da Airbnb no segundo trimestre excedeu as expectativas. Inicialmente estimando receitas entre 2,35 mil milhões e 2,45 mil milhões de dólares para o período de abril a junho, a plataforma acabou por gerar 2,5 mil milhões de dólares em volume de negócios. Em particular, o lucro líquido aumentou de 379 milhões de dólares para 650 milhões de dólares em comparação com o ano anterior.


Embora a plataforma tenha acomodado 115 milhões de dormidas durante o último trimestre, registando um aumento de 11%, este número ficou ligeiramente aquém das previsões dos analistas.


O relatório de resultados da Airbnb reconheceu o impacto da pandemia na indústria do turismo, atribuindo a estas circunstâncias resultados menos favoráveis em comparação com o ano anterior. No entanto, tanto esta primavera como os trimestres seguintes demonstraram um crescimento robusto do lucro líquido, com um aumento anual de 46% para 1,2 mil milhões de dólares. As projeções da Airbnb para o próximo trimestre preveem um crescimento das receitas entre 14% e 18%, com ganhos antecipados de 3,3 mil milhões a 3,4 mil milhões de dólares.


Em particular, o site da Airbnb tem agora 7 milhões de anúncios ativos, o que reflecte um aumento substancial de 19% em relação ao ano anterior. À medida que a época de verão continua a decorrer, tanto a Booking como a Airbnb apresentam fortes perspetivas de crescimento, fomentando a concorrência no panorama dinâmico dos alojamentos turísticos mobilados.


Fonte: TourismReview News 08/08/2023

24 Agosto 2023